História Essencial da Filosofia Vol.3

Publicado em 17 de Dec de 2012 por Redação | Comente!

Neste terceiro volume da coleção História Essencial da Filosofia você compreenderá quais foram os pensamentos e ideais que desencadearam a valorização da arte, da imaginação e do indivíduo do Renascimento ao Romantismo.

História Essencial da Filosofia

Vol.3

A sátira e o cultivo da imaginação foram o invólucro com o qual o Renascimento se construiu utilizando o material do humanismo. Os grandes nomes do período foram Montaigne, Maquiavel, Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael. Esse clima de renovação cultural permitiu que pensadores como Descartes formulasse a teoria sobre a imaterialidade do pensamento, centrando atenção na ideia do “eu” como consciência unitária e transparente a si mesma, na Modernidade.

Já o século XVIII foi assumido pelos homens de letras como a Época das Luzes. Tradição, história, regras impostas exteriormente, instituições do passado, religiões não naturais foram todas colocadas sob suspeita. Tudo deveria passar pelo crivo de uma visão acurada, um olhar capaz de considerar muito bem o empírico, mas não por oposição à razão, e sim por ser capaz de não se desarticular da razão. A razão se tornou a produtora do Iluminismo que, enfim, foi tomado quase como sinônimo de filosofia ou de ciência.

Todas essas transformações no campo das ideias, cultura e política levaram ao Romantismo. Veja neste volume:

• Renascimento: o tempo da imaginação
• Modernidade: o tempo da ciência
• Iluminismo: a filosofia do sujeito
• Romantismo: a filosofia do indivíduo
• Kant, Marx, Nietzsche, Rousseau

Dados da publicação

Autor: Paulo Ghiraldelli Júnior
ISBN: 978-85-7930-095-0
Formato: 15,7 x 23 cm
Páginas: 128
Selo: Universo dos Livros

COMENTE! 

MAIS VENDIDOS