A formação continuada de professores é um processo permanente e constante de aperfeiçoamento. O professor, assim como toda a sociedade atual, vive exposto a grande quantidade de informação. No entanto, a informação só se torna conhecimento quando relacionada a algum sentido. A formação continuada contribui para a melhoria da prática pedagógica e visa apoiar os alunos na construção de conhecimentos – portanto, não é uma mera ampliação do repertório do professor.
Destinadas a essa formação de professores, trouxemos nesta seção três obras escritas por autores cujas características principais são sua excelente formação acadêmica, a importante contribuição científica prestada por eles e, acima de tudo, sua relevância no âmbito da Educação brasileira.
A respeito dos temas escolhidos para abrir o catálogo de formação docente, as prioridades foram abordar a Educação de qualidade, a Educação para a Cidadania e a formação docente relacionada às questões sociocientíficas e avaliação em larga escala, assuntos que têm exercido grande impacto na qualidade da aprendizagem dos alunos em sua busca pelo ingresso no Ensino Superior.

EDUCAÇÃO, AUTORIDADE, COMPETÊNCIA E QUALIDADE
Autor: Nílson José Machado

As palavras “autoria” e “autoridade” têm uma origem comum: o verbo augere que, em latim, significa aumentar. Em sentido literal, autor é aquele que aumenta o mundo. Já a autoridade está associada à autorização ou responsabilidade pela inicialização de algo, pela criação de alguma ordem em espaços nascentes. Particularmente importante é o exercício da autoridade no terreno da Educação, em que a responsabilidade dos pais ou dos professores é imensa, exigindo consciência e competência. As ideias de qualidade e de competência necessitam de um inventário em seus significados, mas certamente uma Educação de qualidade pressupõe o exercício de uma autoridade competente no âmbito das ações educacionais.

Páginas: 240
Medida: 13,5 X 20,5 cm
ISBN: 978-85-753-1689-4

EDUCAÇÃO – CIDADANIA, PROJETOS E VALORES 
Autor: Nílson José Machado

O volume é composto de textos que tratam de ideias como as de cidadania, de projeto e de valor, fundamentais para a construção e a compreensão do significado das ações docentes, em todos os níveis de ensino. Destina-se a todos os interessados pelas questões educacionais em sentido amplo: afinal, uma Educação Básica de qualidade é um pressuposto imprescindível para a vigência plena de um regime democrático.

Páginas: 208  
Medida: 13,5 X 20,5 cm
ISBN: 978-85-753-1688-7










 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA – APROXIMANDO A PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA
Autor: Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Washington Luiz Pacheco de Carvalho e Jair Lopes Junior (Org.)

Esta obra reúne textos dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa e é fruto da experiência no projeto de implantação e sustentação de uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa em escolas públicas. Desse modo, pós-graduandos em educação científica puderam estreitar laços com professores do ensino básico, numa busca efetiva de construção da democracia, e elaborando seus problemas de pesquisa acadêmica a partir desse viés interno da vida na escola. Assim, o objetivo é de que o livro tenha impacto significativo nas comunidades escolares e em outras audiências de professores e de formadores de professores.

Páginas: 336 
Medida: 22,5 X 15 cm
ISBN: 978-85-753-1685-6