Não há uma pessoa no mundo que não tenha, pelo menos, ouvido falar da história de Aladdin, um jovem humilde que encontra uma lâmpada mágica com um gênio dentro que promete realizar 3 desejos.
Sabe-se que a história de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa é um conto de Mil e uma Noites, entretanto, a data e a origem é difícil de dizer. Apesar de várias mudanças no enredo, a parte central se mantém intacta: atendendo a um pedido de um mago que promete entregar-lhe uma fortuna em troca de uma lâmpada, Aladim entra em uma caverna.
Quando o mago tentou enganá-lo, o jovem decide ficar com a lâmpada e, para a sua surpresa, descobre que há um gênio dentro dela. Para se casar com a princesa, ele faz o pedido de ser transformado em um príncipe. Então, ele passa por diversos desafios e precisa vencer o mago para ter uma vida cheia de felicidades.
Confira uma lista com as principais adaptações de Aladdin:
1. Aladdin, o 31° longa-metragem produzido pela Disney
Ao contrário do que acontece na obra original, a animação dos estúdios de Walt Disney trouxe uma temática que mostra que realizar os desejos é maravilhoso, mas que pode se tornar um problema quando alguém tenta ser o que não é.
Dirigido por Ron Clements e John Musker, a animação foi bem recebida pela crítica e ganhou dois Óscar de Melhor Trilha Sonora e pela Melhor Canção Original por “A Whole New World”. Friend Like Me, música cantada pelo Gênio – dublado por Robin Williams – também recebeu indicação de melhor canção.
O estúdio também produziu duas sequências – O Retorno de Jafar e Aladdin e os 40 Ladrões – e uma série animada de 3 temporadas que foi ao ar entre 1994 e 1995. No Brasil, a série foi exibida na TV aberta tanto na Rede Globo quanto no SBT.
2. Jogo do Aladdin do Super Nintendo
Lançado em 1993, o jogo de Disney’s Aladdin foi desenvolvido pela Capcom. O jogo mostra a história da animação resumida e, além de jogar como o protagonista, ele permitia que o jogador interagisse com o cenário.
No final de cada fase, o Jogo do Aladdin oferecia um sistema alternativo para o salvamento de jogos: o password, que permitia que o jogador voltasse para uma fase anterior se acertasse as três figuras das personagens principais.
O jogo possui uma sequência: Disney’s Aladdin in Nasira’s Revenge, que mostra os acontecimentos antes do terceiro filme. Além disso, ele também marca presença em Kingdom Hearts Kinect Disneyland Adventures e Disney INFINITY.
3. Aladim e a Lâmpada Maravilhosa do Brasil
Antes mesmo do quarteto “Os Trapalhões” ser formado, Didi e Dedé Santana produziram a versão brasileira e cômica do clássico de Mil e Uma Noites.
A história de 1973 tem Renato Aragão como Aladim que, com seu amigo Dracolim (Dedé Santana), vendem um “elixir milagroso”. Aladim tem um anel que herdou do pai e, por conta de um ataque de bandidos, acaba descobrindo que a joia tem poderes e consegue libertar o Gênio. Como esperado de um filme com Didi e Dedé, esta adaptação promete muitas gargalhadas e uma história imprevisível.
4. Magi: The Labyrinth of Magic
Nesse anime e mangá, o protagonista “Arajin” (pronúncia japonesa) possui uma flauta onde mora Djinn, o gênio.
É um menino puro e inocente que, por ter vindo de um mundo paralelo, está em uma constante busca de um sentido da vida. Além disso, ele é um mago poderoso – Magi – muito sábio, especialmente quando o assunto é amizade.
5. Aladdin, o musical da Broadway
A animação da Disney ainda foi inspiração para o musical da Broadway. O espetáculo de quase 3 horas de duração é encenado no New Amsterdam Theatre.
Com Casey Nicholaw responsável pela direção e coreografia, Alan Menken pelas músicas e Howard Ashman, Tim Rice e Chad Beguelin pelas letras, a peça teatral já recebeu milhões de espectadores.
6. Aladdin, Op. 43,
A ópera, composta pelo sueco Kurt Atterberg e com libreto assinado por Bruno Hardt-Warden e Ignaz Michael Welleminsky chegou no palco da Ópera Real Sueca, na cidade de Estocolmo, em março de 1941.
Apesar de ter sido assistido inclusive pelo rei Gustavo V da Suécia, a obra não teve uma recepção muito boa e, por conta disso, foi apresentado apenas 11 vezes.
7. O live action da Disney
Lançado em maio de 2019 e dirigido por Guy Ritchie, a adaptação em live action foi um grande sucesso, especialmente por contar com a presença de Will Smith como o Gênio.
A produção foi tão bem recebida que ultrapassou o valor arrecadado pela animação de 1992 e, além disso, se tornou o filme mais rentável de Will. Ao saber disso, o ator fez um vídeo no Instagram agradecendo os fãs em diversos idiomas, inclusive em português.
Com Mena Massoud no papel do protagonista, Naomi Scott como a princesa Jasmine e Marwan Kenzari, o remake seguiu a mesma linha de raciocínio da animação, sendo que o roteirista Ritchie e seus colaboradores John August e Vanessa Taylor aproveitaram para expandir a história com mais personagens e aumentar a complexidade dos que já existiam.
É um filme que soube explorar a vida e a cor da cultura árabe.
8. Aladdin – A história do filme que encanta gerações
Publicado pela Universo dos Livros, o livro Aladdin – A história do filme que encanta gerações conta a história do Live Action, adaptada para a literatura por Elizabeth Rudnick.
Nessa obra, é possível viajar pela cidade de Agrabah e conhecer um pouco mais sobre os novos e velhos personagens da história. Você conhecia todas essas adaptações? Qual delas te surpreendeu mais?