Título da obra A PROFESSORA E O NOBEL – GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
ISBN 978-85-54179-04-5
Formato 135 mm x 205 mm
Nº de páginas 224
Autoria Beatriz Parga
Editora TRGD
Gênero Biografia
Temas Projetos de vida; Protagonismo juvenil
A obra A professora e o Nobel – Gabriel García Márquez é uma viagem no tempo entre encantamentos poéticos e informações preciosas sobre um dos maiores escritores do mundo. Trata-se de uma obra literária com uma narrativa apaixonante, que recria uma realidade com lirismo e subjetividade.
Ao contar a história de Rosa Fergusson, professora da cidade de Aracataca, na região do Caribe colombiano, no início da década de 1930, a jornalista Beatriz Parga presenteia o leitor com a biografia de uma mulher fascinante e com o mundo que inspirou o gênio da literatura mundial Gabriel García Márquez.
Ela traz ao conhecimento do leitor não apenas os desdobramentos dessa bela e frutífera relação acadêmica, mas também nos convida a refletir sobre as trajetórias com que nos deparamos cotidianamente, na vida e na literatura.
A autora não analisou somente a vida da biografada, mas seu contexto histórico e suas relações com a sociedade em que vivia, apresentando ao leitor questões atemporais nos entremeados da obra, como educação, guerra e discriminação, e temas universais importantíssimos para todos, como a condição da mulher e a importância da educação e da garantia de igualdade de direitos entre os gêneros.
A jornalista colombiana Beatriz Parga é autora de diversos artigos e colunas nos mais influentes jornais e revistas latino-americanos, locais e internacionais. Quando esteve em Cuba, em 1978, com o intuito de fazer investigações para uma matéria jornalística, conheceu o escritor Gabriel García Márquez. Os dois mantiveram contato até que, em certa ocasião, o autor sugeriu que a jornalista entrevistasse a professora Rosa Fergusson, responsável por ensiná-lo a escrever. A matéria resultante dessa entrevista rodou o mundo após a declaração do então recente vencedor do prêmio Nobel, dando uma ideia a Beatriz: por que não registrar as memórias da professora sobre o mundo que formou o grande escritor e demonstrou sua vocação para o fazer literário?
Assim nasceu a obra A professora e o Nobel – Gabriel García Márquez.