A tragédia de Romeu e Julieta recontada

Título da obra A TRAGÉDIA DE ROMEU E JULIETA – RECONTADA

ISBN 978-65-89370-01-7

Formato 135 mm x 205 mm

Nº de páginas 160

Autoria William Shakespeare

Tradução e Adaptação Christine Röhrig

Ilustração Lúcia de Figueiredo

Editora Van Blad

Gênero Teatro

Temas A vulnerabilidade dos jovens; Inquietações da juventude

 

CÓDIGO DA COLEÇÃO: 0192L21610

Ao contrário do privilegiado Mário Quintana, essa não foi a sorte do mais famoso casal de todos os tempos. Uma tragédia anunciada pelo coro, profetizada por um amigo e selada pela ordem social da época! Um período em que o amor livre não era bem-visto, muito menos a felicidade por ele exalada.

 

O livro A tragédia de Romeu e Julieta – recontada é uma instigante adaptação da célebre peça de Shakespeare, feita por Christine Röhrig e ilustrada por Lúcia de Figueiredo, para o público jovem. Nele, é possível embarcarmos em uma leitura leve, com linguagem atual e parecida com a dos jovens, sem, no entanto, que se descartem os principais elementos que compõem a obra original, mas aproximando o leitor adolescente de temas cruciais à humanidade desde períodos remotos, o que posiciona a obra de Shakespeare entre os grandes clássicos da literatura de todos os tempos.

As marcantes ilustrações de Lúcia de Figueiredo trazem movimento à narrativa, surgindo ao longo das páginas quase como parte da imaginação do leitor, transportando-o para aquela atmosfera. O resultado é uma sensibilização propícia ao desenvolvimento dos temas diversos presentes nessa obra, sobretudo no trabalho com os jovens do Ensino Médio.

 

As possibilidades de desenvolvimento de atividades contemplam disciplinas das variadas áreas do conhecimento, incluindo Linguagens e suas Tecnologias, por meio da imersão no panorama da literatura inglesa da era elisabetana; Língua Portuguesa, com a exploração do gênero teatral e elementos que o constituem; Ciências da Natureza, com referências à figura ambivalente do “boticário” (que conhece as ervas para usá-las tanto na cura de doenças quanto para produzir veneno) ou à epidemia de peste bubônica, que dizimou metade da população da Europa, segundo alguns estudiosos (VARELA, 2013) e pode ser relacionada à pandemia de Covid-19, ou, ainda, abordando-se a relação entre saneamento básico e saúde. Dentre as propostas de desenvolvimento em Ciências Humanas e Sociais, podem-se explorar, por exemplo, as reformas da Igreja Católica, com foco na Reforma Anglicana e o avanço do protestantismo no Brasil atual, e a visão do amor livre e do casamento na Inglaterra do século XVI, relacionando-a à perspectiva que temos de tais temas nos dias atuais, entre outras possibilidades.

 

Christine Röhrig nasceu em São Paulo, onde vive até hoje. Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, especializou-se em tradução de textos de teatro alemão. Em 2012, realizou a primeira tradução brasileira das duas primeiras edições de contos dos Irmãos Grimm, resultando no premiado Contos maravilhosos infantis e domésticos. A habilidade com o público infantil e adolescente é visível em seus livros, revelada sobretudo na linguagem que utiliza ao recontar grandes clássicos da literatura. É roteirista de curtas para o cinema, tradutora de peças de teatro alemão, escritora e autora de peças teatrais. Atualmente, é orientadora de estudos da Cia. Paideia de Teatro.

 

A artista plástica Lúcia de Figueiredo estudou belas-artes e comunicação visual no Brasil, mas em 1980 mudou-se para Frankfurt, na Alemanha, a fim de estudar litografia com Christian Kruck. Atualmente, trabalha como artista plástica e já participou de várias exposições coletivas em países como França, Hungria, Egito, Croácia e Alemanha, onde mora até hoje.