Avante, soldados: para trás

Título da obra AVANTE, SOLDADOS: PARA TRÁS- UMA HISTÓRIA INSPIRADA NA GUERRA DO PARAGUAI

ISBN 978-85-54177-18-8

Formato 135 mm x 205 mm

Nº de páginas 224

Autoria Deonísio da Silva

Editora Domo 72

Gênero Novela

Temas Diálogos com a Sociologia e com a Antropologia; Cidadania

CÓDIGO DA COLEÇÃO: 0281L21609

Avante, soldados: para trás é uma obra que proporciona o resgate de figuras marcantes de nossa identidade nacional, além de falar do cotidiano de soldados e oficiais de alta patente que acompanharam os eventos do maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, a Guerra do Paraguai (1864-1870).

Dotada de uma estrutura que prende a atenção dos estudantes do começo ao fim, a obra narra o campo de batalha tanto pela voz de um narrador onisciente quanto pelas missivas e relatos de guerra, recriando cenas e figuras de renome da história brasileira — como o Coronel Carlos de Morais Camisão — e internacional — como o segundo presidente constitucional da República do Paraguai, Francisco Solano López.

É, também, um livro que provoca reflexões sobre o papel da mulher, ontem e hoje, a partir do retrato da personagem Mercedes, paraguaia recrutada para o primeiro batalhão feminino que Solano López mandara organizar. Não se deixa de lado nem mesmo o papel das ciências na guerra, por intermédio da descrição dos inventos em tecnologia do padre Landell.

A escolha de personagens desse calibre revela atitude de coragem do autor, pois, ao escolher não apenas figuras carimbadas dos livros didáticos, recria um passado estabelecendo conexões diversas, inclusive entre o próprio passado e o presente, abordando o papel da mulher na sociedade de hoje.

Esses personagens fortes, reais ou fictícios, envolvem o leitor em uma trama que surpreende pela abordagem e pelo desfecho das relações entre eles. Bons exemplos disso são as incertezas
do dia a dia no campo de batalha e do relacionamento entre Mercedes e o narrador, separados pela guerra, mas unidos pelo desejo.

Além desse retrato abrangente do fato histórico, a força da trama de Avante, soldados: para trás reside no seu enredo, que costura situações em que se utilizam vários tipos textuais, como os relatórios de combate ou a descrição das lendas de fronteira mato-grossenses, no limite entre o Brasil e o Paraguai.

Uma ficção histórica, que conta com a agilidade do gênero literário “novela”, o livro explora uma variedade das percepções, seja pelo olhar simples de um soldado de campanha, seja pelas falas de um visconde ou pela determinação de um coronel, e possibilita várias interpretações para um mesmo evento histórico.

Deonísio da Silva é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), além de professor titular e pró-reitor de Cultura e Extensão da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. É autor de mais de trinta obras, entre romances, contos, ensaios e livros infantojuvenis, escreveu também peças de teatro e roteiros para o cinema, e foi colunista das revistas Época, Veja on-line, Caras, do Jornal do Brasil e do Observatório da Imprensa.