É difícil encontrar um profissional que interaja e entenda tão bem o comportamento humano, quanto um vendedor. Mas mesmo aqueles que não se dedicam a área precisam de saber vender, seja seu serviço, seu know-how ou apenas sua imagem pessoal, por esta razão conhecer vendas é uma habilidade fundamental, fortalecida nos dias de hoje, onde o mundo moderno oferece mais oportunidades de conexão.
Como todas funções que envolvem pessoas, o ramo de vendas é complexo e pode ser desafiador, por isso muitos estudiosos, empresários e vendedores de sucesso desenvolvem estudos e pesquisas, a fim de auxiliar quem está iniciando sua jornada neste caminho ou aperfeiçoando seus métodos.
Sim, é possível aprender a ser um bom vendedor, nos próximos tópicos iremos abordar os pontos mais importantes para o desenvolvimento dessa habilidade, além de oferecer dicas para que possa se aprofundar no tema.
O que é ser um bom vendedor?
O bom vendedor é aquele que consegue entender e atender as necessidades dos clientes, levando-os soluções, seja a partir de um produto ou serviço.
Para que isso seja possível, a principal característica presente no profissional consiste em saber ouvir e, quando for o momento de se expressar, utilizar ferramentas de linguagem com o objetivo que a mensagem possa ser entendida de forma clara e simples.
Outro ponto importante para identificar um vendedor excelente é a capacidade de criar relacionamentos duradouros com os clientes, por possuir habilidades intersociais.
O papel do vendedor mudou bastante nas últimas décadas, que deixou de ser um expositor dos produtos e suas funcionalidades (já que atualmente todas essas informações podem ser facilmente encontradas em buscas rápidas) e passou a atuar como um consultor, que indica a escolha certa para o consumidor dentre uma oferta vasta de opções.
O cliente busca o contato com alguém que se importe com o que ele está buscando e torne cômodo o ato da compra.
Como ser um bom vendedor?
A habilidade em vendas, ao contrário do que se pensa, raramente é nata (característica natural), na imensa maioria dos cases de sucesso esta foi adquirida através de experiências pessoais e busca de informações, portanto, todos que tenham interesse são capazes de se tornar bom vendedores, mas quais ações são necessárias para que isso ocorra?
Não há fórmulas certas para atingir este objetivo, mas alguns pontos são fundamentais no desenvolvimento deste conhecimento, abaixo falaremos de alguns deles:
- Seja empático
“Nós estamos nos sincronizando inconscientemente com os outros desde o nascimento. Agora é hora de começarmos a fazer isso conscientemente”
Nicolas Boothman – Como convencer alguém em 90 segundos
Como dito anteriormente, um dos papéis principais do vendedor é identificar a necessidade e desejos dos clientes, e a maneira mais fácil e funcional de agir assim é sendo empático.
A empatia tem a ver com entender os anseios dos outros e se projetar em seu lugar, por exemplo, ao escrever este artigo tento imaginar quais dúvidas que você leitor gostaria de ter respondidas e quais informações são importantes te transmitir, desta maneira me conecto a quem está do outro lado da tela, mesmo sem nos conhecermos, é gerada esta proximidade.
Essas conexões acontecem o tempo todo inconscientemente, a partir do momento em que se abre espaço para ouvir e perceber os sinais que o próximo transmite, é natural enxergar o ponto de vista dele. Essa percepção permite corresponder ás expectativas depositadas nesta interação.
- Busque conhecimento
“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância”
Sócrates
Além do conhecimento tático, adquirido pela experiência, buscar novas informações é enriquecedor e traz vários benefícios á pratica de vendas.
É importante buscar por fontes confiáveis, seja através de sites, livros, cursos presenciais ou online, ou participando de palestras ou seminários.
O conhecimento é como um arquivo, após absorver de diversas fontes, você terá repertório mental de estratégias que podem ser adotadas, como agir e quais fatores estão envolvidos no momento.
Assim sua prática ficará mais rica, profissional, segura e fácil.
- Atualize-se sempre
“A maior mudança de todas, e que afetou a todos, foi a internet, evidentemente (…). Posso dar uma palestra em Xangai, diretamente de Seattle.”
Roger Dawson – Segredos para convencer qualquer um de qualquer coisa.
Quantas mudanças ocorreram no mundo nos últimos 15 anos? E na sua cidade? Não importa a região e as fronteiras dentre as pessoas, a resposta a essa pergunta sempre será “muitas”.
A globalização trouxe facilidades de comunicação e de trocas de conhecimentos, o que acarretou em um desenvolvimento de tecnologias e ferramentas que dispomos de forma exponencial.
Entretanto, não só isso foi alterado, a miscigenação de culturas trouxe ao destaque questões sociais, mudando assim hábitos e paradigmas que dificilmente seriam transformados em outras épocas.
Tudo isso em um intervalo pequeno de tempo, desse modo é fundamental para o bom profissional se atualizar das mudanças em suas áreas, buscar formação e informações de forma constante.
Agora que já sabe passos que lhe auxiliam a se tornar um bom vendedor, vamos abordar itens complementares que podem te ajudar, começando por uma das habilidades mais associadas ao vendedor: convencer pessoas.
Por que convencer pessoas?
Quando o assunto é caracterizar um bom vendedor é comum ouvir frases como “este vende até geladeira para esquimó”, satirizando a habilidade de persuasão do vendedor.
Convencer pessoas não diz respeito a enganar ou empurrar um produto, pensamento ou serviço a alguém, longe disso, a habilidade de convencer pessoas deve seguir os princípios éticos e buscar a manutenção do relacionamento com o cliente.
Então, por que é necessário saber convencer pessoas?
É comum encontrar barreiras na comunicação interpessoal, especialmente em seu primeiro contato, neste momento a habilidade de convencimento abre portas para um diálogo e fortalece a imagem pessoal.
Além disso, o consumidor deve ter confiança no vendedor, para isso precisa estar convencido de que este é confiável e está oferecendo uma boa proposta.
Como convencer pessoas?
Alguns fatores são determinantes para o sucesso ou não de uma negociação, com base nisso sabe-se quais atitudes ajudam a convencer seu interlocutor.
A postura pessoal pode ser considerada uma das principais influências, muito do que se é transmitido a outra pessoa é passado de maneira não-verbal, através de gestos e expressões.
A linguagem corporal pode ser uma aliada durante a comunicação, portar-se de maneira respeitosa e confiante cria um ambiente de abertura para ideias e concessões, enquanto posturas mais invasivas ou desleixadas costumam estimular uma rejeição e afastamento.
Para convencer pessoas também é preciso oferecer propostas de ganhos mútuos, e expor os benefícios que serão concedidos a ela, por isso, situações onde há a intenção de ganhos apenas para um dos lados devem ser evitadas, já que mesmo que interessantes a curto prazo, é possível que impossibilite novas negociações no futuro.
Outro aspecto favorável é a criação de vínculos, com um mundo cada vez mais informatizado, o papel do ser humano não é agir simplesmente de forma calculista, mas possibilitar a expressão de expectativas, sentimentos e expor seus pontos sem desconsiderar os do negociante.
Dicas para convencer pessoas
Essas dicas foram tiradas do livro “Como convencer alguém em 90 segundos”, de Nicolas Boothman, nesta obra o autor usa sua experiência, formação e convívio com Francis Xavier Muldoon (publicitário influente) para apresentar métodos e práticas que auxiliam nos contatos sociais, de maneira geral.
- Passe uma boa imagem pessoal quando conhecer alguém.
Segundo o autor, os primeiros 90 segundos ao se apresentar a outra pessoa são essenciais, neste tempo será formada uma imagem de sua personalidade e determinar como deverá ser tratado.
- Olhe nos olhos das pessoas.
Transmitir confiança também é um processo de parecer interessado, o contato visual mostra que está aberto para conversa e ouvindo seu interlocutor.
- Atitudes motivam comportamentos.
O seu modo de agir provocará mudança no dos próximos, se parecer receptivo, o outro irá ser mais aberto, da mesma maneira, se for confiante, as pessoas irão acreditar no que diz.
- Encontre a imagem que gostaria de passar.
A imagem pessoal está associada com sua forma de agir e de se expressar, mas também é fortemente influenciada pela aparência física, portanto é importante que o que veste e seus acessórios sejam condizentes com suas ações.
- Respeite o espaço pessoal
Uma das principais características que causam rejeição nas pessoas é parecer invasivo, portanto seja proativo, mas respeite o espaço pessoal do próximo.
Com essas pequenas ações já será possível notar como os caminhos abrem-se mais naturalmente, outro fator que auxilia nas vendas é entender em que tipo de negociação está envolvido, e é isto que vamos abordar no próximo tópico.
Tipos de Negociação
Em vários momentos estamos negociando, mesmo sem ter consciência disso, sabe quando está escolhendo qual série assistir no streaming com sua família? Ou decidindo o que pedir para o jantar? Nestas situações estão ocorrendo negociações tão complexas quanto as que ocorrem em grandes corporações.
Durante o processo de vendas, vários fatores são negociados: a compra ou não dos produtos, os valores, a forma de pagamento, dentre outros. Logo, conhecer os tipos de negociação pode facilitar o posicionamento e direcionamento de esforços.
Existem três tipos de negociação: ganha-ganha, ganha-perde e perde-perde. Vamos falar um pouco mais delas:
- Negociação ganha-ganha.
Aqui o objetivo de ambas as partes é gerar benefícios mútuos, normalmente há o interesse de manter o bom relacionamento e realizar novas negociações.
- Negociação ganha-perde.
Este tipo de negociação ocorre quando uma (ou as duas) partes querem ter benefícios, enquanto o outro lado faz concessões, tornando o negócio interessante apenas para o que está tendo vantagens. Trata-se de um método duvidoso, pois a ambição de querer ganhar pode fazer com que a negociação não seja concluída, ou ainda impedir a manutenção das relações futuras.
- Negociação perde-perde
Como o próprio nome já diz, neste caso, para que a negociação possa ocorrer ambos os lados fazem concessões e perdem vantagem. Pode ser resultado de negociações com problemas prévios.
Saber identificar o tipo de negociação que está acontecendo é uma ótima ferramenta para tomar decisões de maneira mais eficaz.
Conteúdos para aprofundamento
Após conhecer todos estes aspectos que possibilitam se tornar um bom vendedor está na hora de se aprofundar no assunto de maneira mais completa, para isso você pode buscar informações em sites, livros, podcasts e vídeos.
Existem alguns temas para conhecer e possuir uma aprendizagem mais específica, dependendo do seu objetivo.
Para técnicas de como convencer pessoas busque por linguagem corporal e psicologia de comportamento, além de autores reconhecidos na área, como é o caso de Nicolas Boothman e Roger Dawson, citados aqui.
Para relacionamentos pós-venda e como administrar suas vendas, há ótimos livros de Gestão de Vendas, e se quiser se aprofundar em negociação, a autora Suzana Doblinsk Jöhr possui obras próprias do tema.
Outros assuntos relevantes são novas plataformas de vendas e ferramentas para o vendedor.
A Universo dos Livros sabe que este é um tema relevante e traz uma diversidade de livros e autores, caso tenha interesse, no site são dispostas as obras classificadas de acordo com o gênero.
Agora você já possui ótimos recursos para se aperfeiçoar e aprimorar suas relações, além de conhecer todos fundamentos básicos desta área, agradecemos sua leitura e desejamos boas vendas!