Conheça Tahereh Mafi, autora do Best Seller “Estilhaça-me”!

Tahereh Mafi é uma autora estadunidense cujo Best Seller “Estilhaça-me” foi publicado em mais de 22 países.

Filha de imigrantes iranianos e adepta do islamismo, ela valoriza muito as suas origens e afirma que faz parte do que ela é.

A autora teve que enfrentar diversas dificuldades antes de fazer sucesso: Assim como muitos, ela foi rejeitada por diversas editoras antes de encontrar uma que aceitasse publicar a sua obra.

Lembrando disso, Mafi deixa uma mensagem para quem está no início: “Conheço pessoas que têm o sonho de ser escritoras. Mas por causa de alguns ‘nãos’, desistiram de realizá-lo. Quando tudo parece que não tem solução, que nada vai dar certo e que o fim está próximo, acredite: é nessas horas que você tem que se esforçar mais e mais”.

A autora conta que sempre gostou muito de ler, mas nunca imaginou que algum dia publicaria algum livro. Hoje em dia, porém, ela é um dos autores de fantasia mais lidos nos Estados Unidos e no mundo.

Boa parte desse sucesso se deve ao fato de que ela procura basear as suas obras no que os adolescentes, o seu maior público, estão vivendo, as lutas que eles têm de travar diariamente, etc.

Estilhaça-me

“Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. ”

Tahereh Mafi mostra um carinho especial pela protagonista de sua obra, já que “Juliette é a pessoa que eu gostaria de ter sido quando tinha sua idade. Admiro quem passa por momentos difíceis com graça e dignidade”.

Ao longo da trilogia, Juliette vai se desenvolvendo e aprendendo a se amar mesmo depois de todos os desafios que ela teve de enfrentar e, é claro, apesar de seu poder que poderia ser facilmente usado por alguém com más intenções, como um tirano.

A editora Universo dos Livros detém os direitos da obra e relançou o primeiro volume (que tinha esgotado) e está reeditando os livros 2 e 3 para poder publicar. A continuação da obra, Restaura-me e Desafia-me, também já estão disponíveis.

Foto: @ketstrapazzon

Além da Magia

Além da Magia é o primeiro livro da série de fantasia infanto-juvenil Futhermore. Considerada como um conto de fadas moderno, é um romance cheio de cor, aventura e amizade:

Apenas três coisas são importantes na vida de Alice Alexis Queensmeadow, de 12 anos: a Mãe, que não sentiria sua falta; magia e cor, que parecem fugir dela; e o Pai, que sempre a amou. Certo dia, Pai desaparece de Ferenwood, levando consigo nada além de uma régua. Mas quase três anos já se passaram desde que Pai se fora, e Alice está decidida a encontra-lo. Ela ama seu pai ainda mais do que ama aventuras, e está prestes a mergulhar em uma para encontra-lo. Porém, trazer Pai para casa não será uma tarefa simples.

Nessa obra, são apresentados dois cenários distintos: Ferenwood, um local colorido tal qual um arco-íris e Futhermore, um lugar onde a trapaça é a palavra de ordem.

Foto: @balaiodebabados

Por ser inteiramente branca em uma cidade cheia de cor, Alice sofre bullying e tudo piora quando ela perde o seu pai.

Com a leitura desse livro, é possível refletir sobre a própria sociedade, enquanto acompanhamos a jornada de uma Alice que, apesar de ter diversas semelhanças com a protagonista de Lewis Carol, ela é contemporânea e passa por situações do nosso dia-a-dia.

Mafi e os autores de fantasia

Tahereh Mafi muitas vezes é relacionada com outros autores de ficção como Stephen King, cuja personagem mais conhecida é “Carrie, a Estranha”, uma adolescente que também tinha poder de lavrar vidas.

Entretanto, a autora afirma que não se baseou em nenhuma personagem assim, pois ela conta que se deixava levar quando desenvolveu Juliette e seus poderes. Dessa forma, se existe algo que ela se baseou ao escrever a obra foi o que ela pensa do mundo. 

Mas não podemos negar que, por exemplo, Além da Magia tem muitas semelhanças com a obra de Neil Gaiman, Coraline. Nessa obra com estilo infantil, mas destinada para adultos, a protagonista transita entre dois cenários: enquanto o mundo real está sempre escuro, úmido e sem graça, o Mundo Secreto é cheio de vida e cor.

É possível relacionar a sua obra outros com autores de fantasia como Iaini Taylor, a inconfundível escritora de cabelos rosados, cujo livro Quimera de Praga foi publicado em mais de 30 países e venceu do Melhor Livro do Ano 2011/2012 pelo The New York Times.

Se você gosta de obras de autores de fantasia, vale a pena conferir o livro Um Estranho Sonhador, que acabou de ser publicado pela Universo dos Livros!

Se você quer conhecer Tahereh Mafi e seus livros, não perca tempo! Escolha uma das duas séries que mais combina com você e viaje em um mundo de fantasia inteiramente novo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Livros

Autores

Artigos