Integrando saberes: Ciências da Natureza

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Professor(a),

Atendendo à demanda gerada pelo Novo Ensino Médio, os Projetos Integradores trazem uma oportunidade de ampliação do conhecimento regular do ensino formal. Por meio da integração das áreas de conhecimento, de forma complementar e paralela ao livro didático, os Projetos Integradores buscam estimular a criatividade e o interesse do estudante, tornando o processo de aprendizagem bem mais atrativo e eficiente.

A obra Integrando saberes: Ciências da Natureza busca se comunicar com o estudante de forma dinâmica e simples por meio de seis projetos integradores. Em concordância com as competências da BNCC, esses projetos empregam metodologias ativas com base no protagonismo do estudante e voltadas para o aprimoramento da vivência prática, ações de pesquisa, discussão e desenvolvimento. 

Por meio das atividades propostas em cada etapa espera-se que o estudante desenvolva as seguintes habilidades da BNCC:

EM13CNT207 – Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.

EM13CNT302 – Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

EM13CNT310 – Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.

EM13LGG105 – Analisar e experimentar diversos processos de remediação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, como forma de fomentar diferentes modos de participação e intervenção social.

EM13LGG302 – Compreender e posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

EM13LGG304 – Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo seus princípios e objetivos de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

Verdades e mitos científicos: vacinas

O projeto Verdades e mitos científicos: vacinas é o terceiro abordado ao longo da obra. Nele é trabalhada a comunicação por meio do tema “vacinação” como pano de fundo. Com base no fato de que a mídia é um elemento importante para a produção, reprodução e transmissão da cultura, a Midiaeducação traz consigo a possibilidade de formar novas gerações que, de forma crítica e autônoma, apropriem-se das novas mídias e tecnologias de informação e comunicação verbal e não verbal. Além disso, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar é fundamental, pois apesar de o acesso a tais tecnologias marcar presença cada vez maior na sociedade contemporânea, ampliando o acesso ao conhecimento e à informação, ele ainda ocorre de forma desigual.

Ao longo do projeto, o estudante é convidado a refletir e realizar um estudo de caso sobre a disseminação de fake news sobre vacinas e sobre como elas podem influenciar nas escolhas das pessoas de uma comunidade. Considerando que entre os anos de 2020 e 2021 a pandemia de COVID-19 fomentou grandes discussões sobre ciência, criação de vacinas e fake news, este projeto abrange temas atuais e importantes para a reflexão do estudante, acerca de situações vivenciadas em seu cotidiano e que lançam reflexos profundos na sociedade. Por meio deste estudo de caso, espera-se que o estudante desenvolva a habilidade EM13CNT310 ao identificar as necessidades locais e promover ações que contribuam para a cobertura vacinal da população por meio da disseminação de informações de fontes confiáveis sobre as vacinas.

O projeto em questão é dividido em etapas progressivas que, por meio de orientações e atividades, levam o estudante a ampliar seus conhecimentos sobre o tema do projeto, desenvolver procedimentos, planejar, produzir e apresentar o produto final de forma cooperativa.

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