Literatura Infantil
Pré-leitor: 2 – 5 anos
A literatura desempenha papel fundamental na educação infantil, contribuindo para a aprendizagem da linguagem, mas também conferindo acesso ao imaginário coletivo. Assim, quando “ouve histórias”, e mesmo ao iniciar a leitura autônoma, a criança desenvolve a apreensão e compreensão das formas narrativas e poéticas. Nessa faixa etária, os livros estimulam os sentidos e prestam ajuda efetiva na evolução de habilidades como ouvir, memorizar, repetir e apontar. Por esse motivo, é frequente que as histórias apresentem objetos, animais e situações que integrem o cotidiano da criança. Além disso, os livros indicados para pré-leitores exercem a função de apresentar às crianças o livro enquanto objeto. Nesse sentido, é importante haver a presença de um adulto para mediar a interação, orientando a criança sobre como manuseá-lo e também explicando, por exemplo, que cada leitura pode representar uma interpretação distinta do conteúdo.
Leitor iniciante: 6 – 7 anos
A literatura para crianças entre 6 e 7 anos pode exercer influência fundamental na vida escolar, uma vez que o aluno poderá aprender a viver e a circular entre os livros, criando hábitos e atitudes de leitor. Para esse leitor iniciante, os livros indicados apresentam um predomínio de imagens, mas já contêm textos que, além de despertar a curiosidade da criança, incentivam seu comportamento leitor. Vale lembrar que, mesmo que a criança já tenha iniciado a vida escolar e possua familiaridade com a leitura, o grau de proficiência varia de um indivíduo para outro.
Portanto, as obras escolhidas para compor esta seção visam complementar a aprendizagem do aluno em âmbito acadêmico, contribuindo também para a expansão de seu repertório a respeito do sistema de escrita.
Leitor em processo: 8 – 9 anos
Entre os 8 e 9 anos, a criança geralmente domina o mecanismo da leitura e está apta a se aventurar em livros com textos mais longos e temáticas mais diversificadas, mas cujas estruturas lineares ainda são bem definidas. A curiosidade, os questionamentos e o interesse por desafios são característicos dessa fase e encontram-se presentes nos livros indicados nesta seção.
A leitura se revela uma prática muito importante em especial nessa fase da vida, dado que é nela que o contato com os livros pode se tornar um hábito e sinônimo de momentos de prazer, aprendizado e diversão. Conforme vai crescendo, a criança descobre seu próprio gosto e ritmo literário, demonstrando apreço por determinados gêneros.