Esta coleção auxilia os estudantes a compreender que a Ciência trabalha o pluralismo de ideias, portanto, não é dogmática, o que os auxilia a diferenciar a Ciência da pseudociência.
UNIVERSO DAS DESCOBERTAS CIÊNCIAS
Manual do Professor
6º Ano
UNIVERSO DAS DESCOBERTAS CIÊNCIAS
Manual Professor
7º Ano
UNIVERSO DAS DESCOBERTAS CIÊNCIAS Manual do Professor
8º Ano
UNIVERSO DAS DESCOBERTAS CIÊNCIAS Manual do Professor
9º Ano
Pilares
Conhecimento científico
Valorização do modo de pensar científico, ou seja, da compreensão do modo como os cientistas e pesquisadores trabalham e do desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitam aos estudantes ler e interpretar textos e evidências de dados, explicar fatos e teorias com base em justificativas válidas, usar os conhecimentos científicos adquiridos para solucionar problemas e comunicar-se.
Linguagem
Na coleção a informação é expressa em texto escrito, visual (como gráficos, tabelas, ilustrações, desenhos, diagramas, imagens, vídeos e histogramas), digital e até em equações matemáticas. As atividades propõem discussões orais, leitura, escrita, entre outros.
Valores sociais, políticos e éticos
Compreendemos a Ciência como um empreendimento coletivo e situado em um contexto social e cultural. Essa concepção que faz com que os estudantes se relacionem com os valores éticos, políticos e estéticos da sociedade de que fazem parte, lidando com questões como responsabilidade social e da promoção do bem-estar individual e coletivo, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e papel da ética no cotidiano e na vida profissional.
Desenvolvimento socioemocional
Por meio de propostas de atividades em grupos, a coleção contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, como a capacidade de dialogar e resolver conflitos, lidar com frustrações, perseverar. Entre outras. Ao dividir as tarefas para lidar com a solução de problemas diversos e realizar os experimentos, os estudantes lidam com responsabilidades, precisam comprometer-se com os colegas e conviver socialmente.