Exercício proposto no livro Integrando Saberes. Saiba mais aqui.
Você já pensou sobre a origem da energia elétrica que utiliza? Nem sempre somos usuários de uma única usina – há um planejamento para manter o fornecimento de energia em momentos de dificuldade. A usina hidrelétrica depende das condições do clima para manter o reservatório de água com volume suficiente para funcionar; quando essa condição não é satisfeita, uma nova usina entra em funcionamento para atender parcial ou totalmente a região afetada.
Já observou que fios metálicos se ligam à sua escola, à sua residência e a outros imóveis da cidade?
Atividade proposta em grupos:
- Junto com seu grupo, pesquise sobre como é a transmissão da energia elétrica da usina até sua escola. Informações sobre o diâmetro da fiação e a função dos diferentes transformadores ao longo do caminho são dados essenciais para com- preender com profundidade como ocorre a transmissão de energia elétrica.
- Qual será o comprimento da fiação ligando o sistema de distribuição das usi- nas até os locais que você frequenta? Mapas com escala do Brasil podem ajudar a estimar o valor mínimo para esse comprimento.
- A tensão elétrica gerada é contínua ou alternada? Isso interfere na transmissão da energia elétrica?
- Poucas pessoas têm acesso a esse importante conhecimento. Vamos torná-lo aces- sível a todos? Para isso, vocês terão que representar como se dá a distribuição e a transmissão de energia da usina até sua escola. Como representar toda a rede de transmissão?
Algumas ideias: uma maquete, um esquema, um infográfico, uma encenação, enfim, há várias possibilidades. Conversem com o(a) professor(a) e decidam como o grupo fará a representação.
Agora que vocês já conhecem a usina que fornece energia elétrica em sua cidade e como é a rede de transmissão e distribuição dessa energia, vamos para um desafio mais complexo.